Tamanho das imagens, mais que uma boa prática

Quem nunca teve a infeliz experiência de acessar websites carregados de imagens enormes? Além de demorar muito para carregarem, ainda comem o pacote de dados inteiro, quando o acesso é feito pelo celular.

Se você é responsável por um blog e quer utilizar imagens para representar os posts ou mesmo ilustrar seu conteúdo, vale a pena dar uma conferida, tanto na resolução da imagem, como no tamanho do arquivo. Para a resolução, não é necessário usar imagens com mais de 1680 pixels de largura. Se seu blog for estreito ou tiver barra lateral, esse tamanho não precisa ultrapassar 1400 pixels de largura. Essas medidas podem ser menores ainda mas estamos considerando que, hoje em dia, as resoluções e telas dos computadores e dispositivos móveis conseguem representar com muita nitidez as imagens, dessa forma, é preciso achar um equilíbrio para também oferecer imagens de qualidade para o usuário.

O processo de compressão que sugerimos

Para comprimir o tamanho do arquivo sem perder qualidade visível, a melhor ferramenta é o TinyPNG, além de ser online e gratuita. O sistema de compressão é muito mais eficaz que de ferramentas famosas como Photoshop. Suporta imagens em formatos JPG e PNG, este último muito usado para imagens com fundo transparente e que costumam resultar em arquivos pesados. Essa dica também vale para qualquer utilização de imagens, como inserir em PDFs e documentos, enviar por email etc.

Veja um exemplo abaixo usando uma imagem escolhida em um banco de imagens gratuito Pexels. À esquerda temos a imagem original apenas reduzida de tamanho para uma largura de 1680 pixels. Depois de usar esse método de compressão, o tamanho do arquivo passou de 1.2M para 500K, uma redução de 60%.

É ou não é excelente?

Achou o processo trabalhoso para o dia-a-dia? Os sites da RISEUP já podem vir com esse compressor integrado, assim toda imagem adicionada à biblioteca de imagens já passa por esse processo de redução e compressão automaticamente!

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Poste aqui nos comentários e teremos prazer em responder!

Leave a Reply